Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de junho de 2011

falando de arte...

...a gente tava na rede e ele tocava o violão. e eu nunca pensei que acharia tão lindo alguém tocando violão. e ressalto: tão lindo. porque simplesmente "lindo" sempre achei, gosto de quem gosta de música! mas descobri que existe muito mais do que isso. existe o tão lindo, o que faz chorar só de ouvir, com os olhos fechados. aquele choro que é resultado de um turbilhão de emoções que chegam ao mesmo tempo. e tudo isso acontecendo ali, há centimetros de mim...ele tocava e cantava, com a voz rouca porém suave, com desafinos contudo gostosa. com o som do violão gritando verdades em velocidades. e isso tudo se fez incrível de tal forma que eu não conseguia nem cantar junto, pra não estragar o que tava perfeito. e eu só queria continuar ali, ouvindo aquilo, congelar naquele momento. entrava música, saia música e tudo fluia com uma naturalidade que se fazia emoção. vez ou outra eu tinha coragem de abrir o olho e assistir aquela cena sublime. e olhava pouco, porque tava tudo tão intenso que dava um tremendo medo. ali morava o perigo fatal e eu não queria cair na cilada. o pouco que eu olhava me passava todo sentimento do mundo, o rosto acrescentava em tudo o que meus olhos fechados já enxergavam. mais além do que só o som, aquela figura exalava arte...os olhos, o sorriso o corpo reagindo involuntariamente àquele som. depois de anos percebi a "sutil" diferença de ouvir alguém tocar um violão e de ouvir alguém fazer arte com um violão. diferença sutil pra quem somente escuta, enorme pra quem sente. fazer arte não está em tocar e cantar perfeitamente, ter todas as técnicas e fazer tudo rigorosamente como manda a regra...está exatamente em atingir o mais fundo de seu público, que seja apenas uma pessoa, um simples espectador. é quando esse simples espectador consegue ouvir e ser tocado lá no fundo, com verdade e sentimento. aquilo que sai totalmente de dentro de quem faz diretamente pra dentro de quem ouve, aquilo que vai além de uma cifra decorada tocada em um instrumento. a verdade na voz, a verdade no som, na frequencia. como aquilo era lindo. mais do que música, aquilo não tinha definição mais perfeita do que: ARTE. existem pessoas que tocam instrumentos. e pessoas que fazem arte com eles. e mais além: existem artistas, que são aquelas pessoas que fazem com arte tudo o que fazem. reconheci alguém assim...

3 comentários:

  1. Ler isso de você me faz ver cada vez mais o quanto você é bela, bela de beleza, não aquela de se ver nos espelhos, mais aquela de perceber pelos atos, e você com certeza e uma das mulheres mais belas que eu já conheci.
    Seu blog está lindo, e muita rico, Parabens!
    Rômulo O. Gaioso (Nego)

    ResponderExcluir
  2. Poxa Fe, já tinha escutado do seu dom de interpretar e vi um pedacinho do video das suas ultimas interpretações no youtube, mas vejo tb que vc tem o dom de escrever. Peguei o link do Blog pelo face da Priscila... Tá lindo! Linda história! Beijos... Carla

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, parabéns pela sua sensibilidade.......... Muito sucesso!
    Mônica Kellermann

    ResponderExcluir