Nós nascemos e tudo o que precisamos fazer é: dormir, mamar de horas em horas, sorrir pra mamãe e fazer barulhos e gracinhas pro papai! Passado esse momento as coisas começam a ficar difíceis pra nós, e precisamos transformar nossos espontâneos “barulhinhos” em milhões de palavras formadas e ainda por cima associá-las aos seus milhões de significados! Isso sem falar que precisamos ter o domínio do nosso corpo molenga e gordinho para que ele se equilibre em apenas dois pés. (E depois dizem que andar de bicicleta é que é difícil...) Mas essas dificuldades logo desaparecem e tudo se torna tão simples quanto dormir e mamar de hora em hora, e aí nós aprendemos a tirar proveito da firmeza dos nossos pés para correr por um mundo fascinante e cheio de possibilidades. As palavras se tornam alicerces para que tornemos claras as nossas vontades e opiniões. (Escolhemos a brincadeira da vez, o presente de Natal, a comida que gostamos...) Mais a frente, as coisas voltam a se tornar complicadas e não vemos mais a graça da boneca, da bola, da pipa... Nosso comportamento e até o jeito de andar que criamos há anos atrás já começa a parecer desengonçado perante o nosso corpo que incrivelmente sofre mudanças. Os tais “hormônios” que mal sabemos o que são, fazem aparecer pêlos no nosso corpo, fazem modificar a nossa voz a qual já estamos tão acostumados e para as meninas (coitadas de nós!), a mudança é ainda mais chocante: elas passam a sangrar! SANGRAR? O que está acontecendo!? Tudo isso mexe não só com o corpo, mas também com a auto-estima e o psicológico de cada um de nós. Precisamos nos re-conhecer, uns com menos e outros com mais dificuldade... E aí, parece que ninguém mais nesse mundo nos entende! Mas assim como se equilibrar sob nossas pernas, todas essas mudanças acabam se tornando orgânicas e também aprendemos a tirar proveito delas! É como uma escola de experiências e nos são apresentados alguns sentimentos que ainda não conhecíamos. Sentimos novas emoções, erramos em muitas atitudes, falamos sem pensar, e de vez em quando achamos que somos as pessoas mais infelizes do mundo... Mas um dia amadurecemos, nos tornamos adultos e enxergamos que apesar de erros, acertos, amores e rejeições, a adolescência foi uma fase de alegria. Até o sofrimento era alegre, e as conseqüências sempre pequenas! Assim, tudo o que fora pesado, aprendemos a enxergar com a mais suave leveza. E o tempo não pára. Os desafios agora são outros. Como encarar esse mundo enorme em que fomos inseridos? Ontem eu não tinha responsabilidade e agora preciso dar um jeito de começar a construir a minha vida! O que eu quero realmente ser? Quais são meus verdadeiros sonhos? Acredito nos meus sonhos? Quais são as minhas prioridades? E como fazer para transformar meus sonhos em realidade? Ou como abdicar de um sonho para encarar minha realidade? Tudo o que é distante sempre nos parece mais fácil, e acabamos com a terrível mania de nos colocar como vítimas de um mundo competitivo e sem espaço. Essa é só mais uma fase difícil, e não mais difícil do que as anteriores. Ela vai passar e um dia vai tudo vai se tornar tão simples quanto andar, falar, esquecer a boneca ou esquecer o pé na bunda do garoto da escola. É questão de persistir. Quantos tombos você levou até ficar de pé e dar seu primeiro passinho?
Lindo, lindo, lindo, nesse texto retrata bem a realidade e acho que todos se identificam um pouquinho com essa realidade. PARABÉNS!
ResponderExcluiracho q qualquer pessoa q ler esse texto certamente vai se idnentificar ... pois penso q nossa idade ...nada esta certo!!! nada encontra-se definido .. tudo muda depressa! em questao de semanas... aquele planejamento do mes passado tera q reve-lo e modificado.. talvez alguma coisinha só!... talvez metade !!..talvez o plano todo!!!!! ... essa anciedade nos gera uma agunia uma angustia... de querer saber o q sera de nossas vidas... as vezes gostamos desse mistério .. e em muitas vezes e o grande vilao q nao deixa raciocinarmos direito e com calma!!!.... e assim vamos neh fe? se descobrindo ... se moldando... construindo o nosso carater.. nossos principios ... com os exemplos q a vida vai nos mostrado perante o caminho q escolhemos a trilhar.. o tempo passas as coisas se tornam cada vez mais dificeis ... pessoas q vc colocava a mao no fogo hj talvez nao coloq mais .. pessoas q vc nao suportava te surpreenderam ... e com essa mudança incostante uma coisa eh certa... ter sempre a humildade de saber reconhecer, procurar entende-la e principalmente respeita-la.. essa tal "mudança" q a vida nos proporciona ... e pra saber onde isso tudo vai dar? ... é só vivendo .. só apos a meia noite de cada dia vc virar a pagina e voltar a escrever o " nosso " proximo dia ...
ResponderExcluir"sera q estamos prontos para tomar os maores golpes de nossas vidas e ainda continuarmos de pé?"
..... fezinhaaaaaaaa!!!!!!!
Como sempre seu dom com as palavras me assusta.. a facilidade em passar para palavras sentimentos tão abstratos. Parabéns amiga! Vou estar sempre acompanhando as atualizações do blog. Importante lembrar que abdicar de um sonho não quer dizer abdicar da sua vida, abdicar de um sonho é abrir um leque de opções de novos sonhos e novos mundos. Toda trajetória tem sua beleza e seus aprendizados. Como se afastar de uma pessoa não apaga os sentimentos que ela sempre aflorou em você, e eu não apaguei os meus.. Saudades!
ResponderExcluir